top of page

TRABALHO X AUTONOMIA

  • vitrinegiratoria
  • 18 de jan. de 2016
  • 3 min de leitura

Autonomia no dicionário é descrita como a capacidade de gorvernar a si próprio, autoguiar-se.

Um modelo de trabalho tem sido estratégicamente pensado por grandes gestores em todo o mundo, o trabalho com autonomia, os resultados dessa estratégia são inovação, produtividade, engajamento e motivação.

O dinheiro é um motivador do trabalho, não receber o suficiente é um motivo para a desmotivação, portanto uma forma de motivação através do dinheiro é pagar o suficiente para a pessoa não ter que pensar em dinheiro e sim no trabalho e sobre o trabalho.

Mas não é só isso que motiva as pessoas, afinal não somos como máquinas, onde damos energia o suficiente e boa manutenção pra ela funcionar e pronto. Não, em nós há algo além e segundo a ciência há três fatores que contribuem com o melhor desempenho que são: autonomia, mestria e propósito.

Já vimos o significado de autonomia no início deste post, vou citar aqui dois exemplos de empresas que propiciaram autonomia no trabalho dos seus colaboradores, *a primeira empresa é uma companhia australiana de software, a Atlassian. Uma vez ao trimestre, em uma tarde de quinta-feira, eles dizem aos seus desenvolvedores: “Nas próximas 24 horas vocês poderão trabalhar em qualquer coisa que quiserem. Vocês poderão trabalhar do jeito que quiserem, com quem quiserem e tudo o que pedimos é que mostrem para a empresa os resultados disso no final dessas 24 horas”. Não de um jeito sério e chato, mas num tipo de reunião divertida, com cerveja, bolo, entretenimento e outras coisas assim. Aconteceu que um dia inteiro de autonomia não diluída trouxe uma série de correções para o software da empresa e levou a toda uma série de idéias para novos produtos que nunca teriam surgido de outra forma, num dia convencional.

A outra empresa é a **American Airlines que economizou mais de US$ 2 milhões de gastos com combustíveis, deixando que seus pilotos determinassem os modos mais rápidos e baratos de voar entre dois pontos. Na verdade, a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) estima que o setor de aviação, como um todo, poderia economizar bilhões se a mesma autonomia fosse estendida a todos os pilotos de todas as companhias aéreas.

Mestria, nosso segundo fator, significa primor e dignidade na execução de uma obra. Aqui podemos dizer que é a nossa vontade de melhorar cada vez mais em alguma coissa e isso é gratificante e independe do dinheiro. No nosso dia-a-dia podemos ver pessoas que fazem alguma coisa com mestria como um músico,um artista, um professor, um administrador, um vendedor e por aí vai. Essas pessoas sentem-se desafiadas a sempre melhorar naquilo que fazem seja no trabalho ou seja em algo pessoal.

O último fator é o propósito que significa finalidade e objetivo,o que se busca alcançar. Uma empresa que tem propósitos claros e estratégia bem definidas facilitam que os seus colaboradores alcacem os resultados desejados. Aqui também entra a subjevitidade, quando a pessoa estabelece metas e objetivos para alcançar, isso a motivará ao um melhor desempenho.

Então ter autonomia e usá-la bem, com mestria e com propósito é igual bons resultados e satisfação.

Bom trabalho a todos, trabalho é um bem, cuide dele!

*Dado retirado do artigo no linkedin pulse por Rafa Spoladore de Daniel H. Pink escritor e consultor motivacional.

**Dado retirado do site longeempreendedor.com.br

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page